top of page

Serra Catarinense e Seus Segredos

Atualizado: 13 de jun. de 2021



A Serra Catarinense é uma ótima opção de viagem para um final de semana, um feriadão ou para as férias de julho. Além de paisagens bonitas, atrações interessantes e bons restaurantes, você ainda pode ter a sorte de presenciar a neve, já que esta é a região mais fria do Brasil, registrando temperaturas negativas com frequência no inverno.


A sua paisagem é formada por florestas de araucárias, lindas cachoeiras, vales, rios e cânions impressionantes. A famosa Serra do Rio do Rastro, o belíssimo Morro da Igreja e a Serra do Corvo Branco fazem você se apaixonar pela Serra Catarinense. O turismo rural é uma das grandes atrações da Serra. Uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local são os hóteis fazenda e pousadas que oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias além da saborosa culinária típica da Serra.


Quando Ir?


Não há época certa para visitar a região serrana de Santa Catarina, apesar de muitos viajantes lembrarem do local no inverno devido à neve. Porém a Serra Catarinense oferece atrações para seus visitantes em qualquer época do ano, tendo em vista que as chuvas na região são bem distribuídas durante os meses.


Fora da época de inverno fica melhor para aproveitar as inúmeras atrações naturais. Trilhas pelos cânions, cavalgadas, passeios 4×4, rapel e escaladas, são algumas das atividades. Mas caso você esteja em busca de apreciar a neve, o inverno é o período certo para a sua visita.



Atrações


Muitas das atividades e das atrações da Serra Catarinense são belas vistas e paisagens naturais. Aqui listaremos para você os principais pontos turísticos dessa região encantadora:


Vinícola Villa Francioni


Começando pela Vinícola Villa Francioni, a Vinícola situa-se em São Joaquim. Aqui você terá um encontro encantador com a arte da vinicultura e o prazer dos melhores vinhos. A visita é sempre acompanhada por um guia especializado. São percorridos todos os estágios da elaboração dos vinhos da Villa Francioni. O trajeto é concluido com uma deliciosa sessão de degustação.


Vinícola Thera


Sendo a Vinícola mais recente da lista, a Thera possui pousada boutique e wine bar, que funciona também como restaurante combinando vinho, arte e muita natureza. O local possui arquitetura e decoração impressionantes: elegância pura, projeto do arquiteto italiano Marco Casamonti.


A vinícola Thera é derivada da icônica Villa Francioni, do falecido empresário Dilor Freitas. Ao dividir os bens, um dos quatro filhos (João Paulo Freitas) ficou com a fazenda da família e resolveu abrir a sua própria vinícola.


Vinícola Abreu Garcia


Movida pelo desejo de cultivar e realizar sonhos, a família Abreu Garcia escolheu nos anos 2000 a Fazenda Campo Belo, em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, para desenvolver e inovar a vitivinicultura. A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol, altitude e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas e convida para o desfrute dos melhores prazeres do vinho.


Vinícola Villaggio Bassetti


A Bassetti oferece aos turistas degustação orientada com visitação aos vinhedos e etapas da elaboração de seus vinhos. Em parceria com a empresa Na Trilha Certa, também tem passeio de bicicleta pelos vinhedos com degustação durante e após a pedalada. Bem romântico. Entretanto, o passeio de bicicleta deve ser agendado com antecedência.


Veja mais sobre vinícolas em Santa Catarina em nosso outro post aqui!


Morro da Igreja


Estando a 30km de Urubici, o Morro da Igreja é uma das principais atrações da região serrana. Há alguns anos o acesso ao mirante do morro é controlado e para visitá-lo é necessário obter uma autorização prévia, com número de visitantes limitados por dia.


A vista panorâmica a 1822 metros de altitude é uma das mais belas em Santa Catarina. Destacado você consegue ver a Pedra Furada, outra linda atração do local, e ao fundo a Serra do Rio do Rastro


e o Parque Eólico de Bom Jardim da Serra. Em dias com boa visibilidade é possível ver o mar a mais de 100 km de distância.



Cascata Véu da Noiva

Em vez de seguir para o morro da igreja, você pode dobrar à direita para acessar a encantado


ra Cascata Véu de Noiva. A cachoeira fica em uma propriedade privada (que também conta com um restaurante e uma pousada). É cobrada uma taxa de, em média, R$ 5 por pessoa.


Para chegar até a Véu de Noiva você deve caminhar por uma trilha de aproximadamente 150 metros, com o caminho acimentado e cheia de hortênsias, belíssimas flores. A cascata tem 62 metros de altura e desce acima de uma formação rochosa de basalto, formando uma imagem semelhante a um véu. Na base, é formada uma pequena lagoa de águas cristalinas.


Cânion do Funil

O Cânion do Funil é um dos três grandes

desfiladeiros de Bom Jardim da Serra. Seu destaque são as formas pontiagudas de seus penhascos. A poucos quilômetros da Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais sinuosas do Brasil, o Cânion do Funil é também um passeio imperdível na Serra Catarinense.


Se você quer ter a chance de admirar essa inacreditável vista, não há como escapar de uma trilha de 7 km. A boa notícia é que, como a maior parte do trajeto é plana, o percurso é considerado de nível fácil. Vale lembrar que o local fica dentro de uma propriedade particular, o que significa que é necessário conseguir autorização para entrar.


Mirante da Serra do Rio do Rastro


A Serra do Rio do Rastro é um dos principais cartões-postais de Santa Catarina e o seu mirante é uma das atrações mais visitada da Serra Catarinense. A estrada que liga o litoral à região serrana do estado tem quase 300 curvas, desafia os motoristas e encanta quem passa por ela, com paisagens maravilhosas.


No topo da Serra do Rio do Rastro há um mirante com boa estrutura para receber os turistas. O estacionamento é amplo e gratuito. Há alguns estabelecimentos comerciais, a maioria deles de alimentação. Lá é possível tomar café, chocolate quente, quentão, comprar frutas, pinhão, salame e muitas outras comidas típicas da região. Ao lado do mirante há um posto da Polícia Rodoviária Federal.



Exponeve


A Exponeve é uma feira permanente em São Joaquim de artesanato e produtos típicos da região serrana, mantida pela Assossiação de Artesãos de São Joaquim. Lá você pode comprar roupas de lã, acessórios como luvas e chapéus, objetos de decoração, doces e bebidas, e muito mais. A feira tem entrada gratuita e funciona o ano todo nos seguintes horários: de segunda à sábado, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e aos domingos, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.


Encantado com as belezas serranas? Em caso de dúvidas entre em contato conosco!


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334







122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page