• Menton Viagens

Como retirar seu passaporte?

Atualizado: Jun 19



Se tem uma coisa que ninguém é capaz de tirar do ser humano é liberdade de sonhar. E quando o assunto é viagem, podemos facilmente imaginar aquele destino fabuloso, conhecendo novas culturas, inclusive fora do Brasil.


Embora o futuro das viagens internacionais seja algo incerto, podemos pelo menos deixar alguma coisa programada para quando essa crise global de saúde passar, começando com o passaporte, por exemplo, que desde 2018 vem sendo emitido de forma simplificada, é, sem dúvidas, o primeiro passo.


Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional aos Estados Unidos, Europa, Ásia e qualquer outro país que você sonhe em conhecer. Obter o passaporte é simples e para tirar todas as suas dúvidas fizemos este passo a passo sobre como solicitar e emitir o passaporte junto a Polícia Federal em todo o Brasil.


Primeiro passo: reunir a documentação necessária


É crucial que, para agilidade do processo, você já tenha em mãos todos os documentos necessários. Estes documentos são:

  • Documento de identidade: é aceito o RG, carteira de trabalho ou carteira de habilitação;

  • CPF;

  • Certidão de casamento: caso a pessoa tenha alterado o nome;

  • Certificado de naturalização: para quem é naturalizado;

  • Passaporte antigo: caso não seja o seu primeiro passaporte.

Crianças com menores de 5 anos devem comparecer ao atendimento e apresentar uma fotografia facial atual, no tamanho 5×7, colorida, sem data e de fundo branco. Para aqueles com mais de 5 anos a foto é retirada durante o procedimento na Polícia Federal.


Segundo passo: preenchendo o formulário


O próximo passo é fazer o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte online no site da Polícia Federal. Basta você inserir suas informações pessoais, documentos e dados complementares, sendo que quem nunca teve passaporte, precisa selecionar a opção “nunca teve passaporte comum, de emergência, para estrangeiro ou Laissez-Passer brasileiro”. Já quem pretende fazer a renovação do passaporte brasileiro, basta selecionar as opções condizentes com a sua situação.


Ainda na tela de requerimento, você também deverá selecionar o local e a data de seu atendimento na Polícia Federal. No final, um protocolo será gerado: imprima-o e leve consigo na data marcada para seu atendimento.


É importante destacar que, ao preencher cada campo da solicitação, faça-o com muita atenção, pois erros nesse formulário podem inviabilizar a emissão do documento, fique atento.


Terceiro passo: pagamento do passaporte


Somente quando você terminar de preencher o seu formulário de passaporte, junto com o protocolo de atendimento, será então possível emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União).


Hoje, a quantia a ser paga para retirar o passaporte é de R$ 257,25. O pagamento dessa taxa pode ser feito tanto pela web, como em uma agência do Banco do Brasil ou lotéricas.


Quarto passo: agendamento na Polícia Federal


A maior parte dos locais de atendimento exigem agendamento de horário. Você será alertado enquanto realiza o preenchimento do formulário para solicitar o passaporte se o seu local precisa de agendamento ou não.


Caso precise, você irá agendar sua ida à Polícia Federal somente após o pagamento da GRU. Aguarde a compensação do pagamento, que geralmente demora de 24 a 72 horas úteis, e então acesse novamente o site da Polícia Federal, dessa vez no link "Agendamento de Atendimento". Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa você pode agendar todos de uma só vez.


Quinto passo: visita a Polícia Federal


No dia agendado, compareça ao posto da Polícia Federal com toda a documentação original listada no item 1. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF. A Polícia Federal recomenda chegar ao posto com 15 minutos de antecedência.


Nessa visita serão recolhidas as suas impressões digitais e assinatura, sendo que não é necessário levar nenhuma fotografia, pois a foto para o passaporte agora é tirada no momento do atendimento. Após a sua visita, o prazo de entrega do passaporte é de 6 dias úteis após a visita na Polícia Federal para colher as impressões digitais e tirar a foto.





E aí, animado para estrear seu passaporte? Em caso de dúvidas entre em contato conosco!


menton@menton.com.br


(48) 3025-3334

(48) 98836-9671



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo