top of page

O rum cubano é o melhor rum do mundo?

Rum cubano e tabaco cubano têm sido a chave da identidade nacional da ilha e bombearam o sangue de sua economia por séculos.



Os conhecedores de rum em todo o mundo concordam que os melhores vêm dos países produtores de açúcar. Os rum cubanos, como o país, têm uma história muito rica. Trazer para casa uma ou duas garrafas de rum tornou-se um rito de passagem para os viajantes da ilha. Embora encontrá-los possa parecer fácil, e as recomendações são inúmeras, e existem maneiras de realmente experimentar e aprender com a variedade disponível. Nesse artigo, nós da Menton Viagens ficaremos felizes em ajudar! Como é feito o rum? O rum em Cuba é feito de melaço, um subproduto do refino de açúcar. Alguns produtores da América Central produzem rum diretamente da cana-de-açúcar, mas especialistas concordam que a fumaça e o sabor rico do rum produzido a partir do melaço é imbatível. O melaço é combinado com água e fermento para fermentar, e o líquido resultante é destilado em alambiques de coluna revestidos de cobre.

O passo final é o envelhecimento, e os cubanos dominam a arte de usar os barris mais neutros, misturando vários tipos de rum, dando ao rum cubano seu estilo único. Um pouco de história

Nos séculos 17 e 18, com a alta demanda por açúcar na Europa e a instituição de escravidão nas novas colônias, para fornecer extensivamente força de trabalho, foi estabelecido um comércio triangular entre a África, Caribe e as colônias para ajudar a apoiar essa necessidade. A troca circular de escravos, melaço e rum era bastante lucrativa. Nos EUA, a ruptura comercial causada pela Lei do Açúcar em 1764 pode até ter ajudado a causar a Revolução Americana. Curioso, o rum de Rhode Island se tornou tão popular no final do século XVII que foi aceito como moeda na Europa por um tempo. Rum em Cuba, antes e agora:

A produção de cana começou em Cuba no início do século 16. O mesmo clima tropical que torna as viagens a Cuba tão atraentes fez com que o açúcar se tornasse a primeira exportação em diferentes períodos da história. A bebida original não era rum como conhecemos hoje, mas "aguardiente" (traduzida literalmente como água de fogo).


O primeiro desenvolvedor do rum light cubano foi Facundo Bacardi. Bacardi é uma marca bem conhecida em todo o mundo, com uma história complicada em e com Cuba. Uma grande parte de suas marcas e operações foi transferida antes que o governo socialista confiscasse os ativos da empresa na década de 1960. Para mais informações, leia "Bacardi: A Guerra Oculta", de Hernando Calvo Ospina. Existem 13 destilarias de rum em Cuba, sendo o Havana Club o mais conhecido. Sua empresa, a CubaRon, firmou parceria com a Pernod Ricard em 1993, e a qualidade e o alcance internacional da marca aumentaram desde então em todo o mundo.




As marcas mais conhecidas são Havana Club , Santiago, Varadero, Vigía, Cubay, Legendario, e Mulata, embora existam outras não tão conhecidas como a Perla del Norte . Todos os rum cubanos têm 3 anos. Várias marcas passaram para expressões de 5, 7 e, em alguns casos, de 15, 20 e 25 anos.



As melhores marcas: Embora os conhecedores abundem nesse campo, eles são considerados os melhores em termos de sabor, aroma e sabor robustos. São eles:

Havana Club Añejo 7 anos Havana Club Triple Cask Professores Seleção Santiago de Cuba Añejo Superior 11 anos Santiago de Cuba Añejo 25 anos Santero Añejo 11 anos Ron Cubay 10 anos

Você provavelmente já imaginou estar em uma praia cubana nos arredores de Havana ou na bela Varadero, com um daiquiri, um mojito ou uma piña colada.

Os coquetéis cubanos à base de rum são deliciosos, mas lembre-se, você pode precisar pedir o açúcar ou pedir coquetéis sem açúcar.

Daiquiri, mojito, piña colada, Cuba Libre e rum Collins são os coquetéis mais conhecidos. Ainda há outras deliciosas misturas não tão conhecidas como saoco (suco de coco com aguardente) e canchánchara (uma maravilhosa mistura de mel, aguardente e suco de limão). Este último, de rigueur na Trinidad colonial, chegou a alguns bares em Havana e em outros lugares.



Onde encontrá-los?

O rum está sempre presente em Cuba e pode ser encontrado na maioria das lojas, hotéis, aeroporto e, estranhamente, algumas vezes em uma loja de cosméticos ou em uma pequena banca de jornais. Os preços tendem a ser os mesmos em geral, já que o rum é produzido por empresas estatais, mas a disponibilidade das melhores marcas e rum envelhecidos pode ser escassa. Você precisará de um concierge experiente ou agência de viagens de luxo para ajudá-lo a localizá-los. Não compre rum no mercado negro ou de um estranho bem-intencionado que oferece um acordo; estes provavelmente são falsificados. Para os viajantes americanos, o atual limite legal de importação de rum cubano é de 2 litros. O rum cubano, em geral, vem em garrafas de 700 ml, mas algumas marcas como Añejo Reserva Especial têm versões de 1 litro. Aulas seguras de degustação de rum / coquetel em Cuba após o COVID19 A triagem ativa de Cuba, o gerenciamento clínico e os protocolos de segurança têm sido exemplares, e a pandemia está agora na casa dos poucos dígitos para casos confirmados. Protocolos de saúde, higiene e distanciamento social estão em vigor, e hotéis e todos os funcionários que trabalham no turismo estão sendo treinados nos padrões da indústria para este novo pós-COVID19. Oferecemos experiências particulares na elaboração de coquetéis e degustação de rum, com especialistas experientes e todos os protocolos de segurança do setor. A experiência de degustação de rum é uma viagem pela história do rum cubano, abrangendo o mais conhecido ao mais obscuro, e pode ser adaptada às preferências dos clientes.




5.271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page