top of page

O que é o Turismo de aventura?



Se você gosta de viajar e de superar os seus próprios limites, provavelmente já deve ter ouvido falar em turismo de aventura.

Essa modalidade tem ganhado cada vez mais força entre os turistas, principalmente, os que se preocupam com a natureza, já que esse tipo de atividade tem como principal viés o meio ambiente.


Muita gente associa esse conceito a algo perigoso ou a atividades muito radicais, mas praticar turismo de aventura é como praticar esportes, normalmente na natureza, mas apenas por diversão.



O Ministério do Turismo define a atividade como:

”Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

Praticar turismo de aventura é uma boa pedida para quem curte adrenalina e, principalmente, o contato com a natureza. Entre rios, montanhas, corredeiras e cachoeiras, você vai poder testar os limites e se aventurar praticando esportes ou simplesmente explorando a natureza.



Tipos de turismo de aventura


O principal objetivo do turismo de aventura é tirar o viajante da sua zona de conforto e promover experiências naturais, culturais e físicas. É uma ótima chance de testar seus limites e curtir um tempo na natureza. Essa modalidade do turismo está dividida em outras categorias, confira quais são elas:


Ecoturismo e Turismo de Natureza


O ecoturismo é uma prática cada vez mais comum no segmento turístico. A atividade consiste em visitar e explorar destinos onde a natureza ou a cultura são as principais atrações, visando sempre manter essas duas áreas intactas. Ou seja, o principal objetivo é minimizar os impactos negativos do turismo nos destino.


Já turismo de natureza pode ser entendido como as atividades que são feitas ao ar livre, e que colocam o viajante mais próximo do meio ambiente e dos animais, incentivando a observação de pássaros, por exemplo.


Turismo de Emoções e Esportes Radicais


O turismo de emoções é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas dentro do turismo de aventura. A característica principal desta modalidade é realmente testar os limites e praticar esportes pra lá de radicais. Entre as principais atividades que se encaixam na categoria estão bungee jumping, parapente e rafting.


Para ser considerado turismo de aventura, esses esportes radicais devem ser praticados de forma recreativa, mas sempre com o auxílio de uma agência ou profissional especializado, pois são esportes extremamente arriscados e é preciso técnica para praticá-los.


Principais atividades do turismo de aventura


Como você já deve ter percebido, existem várias atividades turísticas que podem ser enquadradas na categoria de turismo de aventura, como observação de pássaros e até mesmo visitas mais voltadas para conhecer a cultura local.

Mas dentro desse segmento do turismo, existem alguns esportes radicais que se destacam:

  • Escalada;

  • Rapel;

  • Slackline ;

  • Rafting;

  • Canoagem;

  • Kitesurf;

  • Bungee Jumping;

  • Mergulho;

  • Paraquedismo;

  • Surfe.


E ai, ficou na dúvida? Fale com um dos nosso consultores. Será um prazer lhe ajudar a realizar um turismo de aventura da melhor maneira!


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334

(48) 98836-9671


294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page