top of page

Curiosidades - Grécia


A Grécia é um dos destinos mais procurados quando o assunto são belas paisagens, gastronomia requintada, história e cultura.

Conhecida como o berço da civilização ocidental, o país é repleto de praias paradisíacas, vilarejos charmosos e construções milenares, além de ter um povo extremamente simpático e acolhedor.


Mas você sabe tudo sobre a Grécia? Veja, então, algumas curiosidades sobre o país.

Vem com a gente!


Origem do ginásio


Os antigos gregos costumavam ir para a academia pelados. A palavra “gymnasium” significa “escola para exercícios nus”.



Um dos melhores azeites de oliva do mundo


O país é o maior consumidor per capita de azeite do mundo, consumindo 21 quilos por ano. É muito comum ver em restaurantes vidros e mais vidros de azeite, e eles combinam com praticamente todas as comidas servidas. Em um ano, são produzidas na Grécia 2,5 milhões de toneladas de azeitonas.


Olho grego…ou turco?


Até os dias de hoje existe uma batalha cultural relacionada à quem pertence a origem do conhecido olho azul – se é da Turquia ou da Grécia. Tanto que muitas pessoas somente o chamam de Olho do Oriente. O adorno é um talismã contra a inveja e o mau-olhado, e também é conhecido como um símbolo da sorte, contra energias negativas.


O amor e a maçã


Na Grécia Antiga, os apaixonados tinham o hábito de arremessar maçãs em seus interesses românticos como forma de declarar seu amor. Existem até quadros renascentistas que retratam cenas como essa!



A famosa cor azul


Muitas estruturas gregas, como móveis, janelas, portas e cúpulas de igrejas são pintadas de azul-turquesa, especialmente nas ilhas Cíclades. Essa cor é usada por causa de uma antiga crença de que esse tom de azul mantém o mal afastado. Eles chamaram a cor kyanos, que deu origem às palavras “ciano” e “cianeto”.


Que tal cuspir no seu amigo para afastar o mal?


Para muitas pessoas é falta de educação, mas uma das curiosidades sobre a Grécia é que esta atitude, lá é uma maneira de afugentar o mal e se auto proteger de energias ruins: soltar uma lufada de ar pela boca, com os lábios franzidos, simulando uma cuspida. Quando um grego vê uma pessoa querida, é muito comum os dois cuspirem em si mesmo como um rápido “ritual de proteção”.


Presente de grego


É uma expressão popular usada para representar o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo para quem a recebeu, ao contrário do que era esperado. Esta expressão faz referência ao Cavalo de Tróia, um famoso episódio descrito na Ilíada de Homero, que narra os eventos da Guerra de Tróia.


O que você achou dessas curiosidades? Já sabe praticamente tudo sobre a Grécia?

Fale com um dos nosso consultores para planejar sua visita ao país, será um prazer lhe auxiliar nessa jornada!


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334

(48) 98836-9671

621 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page