top of page

Pura Vida na Costa Rica

Atualizado: 24 de abr. de 2021


Um país que tem os cidadãos mais felizes do mundo. Uma nação que produz mais de 99% de sua energia proveniente de fontes renováveis e contém 5% da biodiversidade do mundo. Bem-vindo à Costa Rica, pérola da América Central. Se isso não for suficiente, há enormes parques, lagoas, praias paradisíacas, mas também cidades cheias de história e folclore.


Os aventureiros caminham até vulcões e descem de tirolesa, enquanto aqueles que querem passar algum tempo sozinhos podem optar por retiros de yoga e spas. O Slogan "pura vida" aqui não é apenas uma frase de efeito, é um modo de vida. Na Costa Rica, as oportunidades para mergulhar na natureza são infinitas: basta escolher entre floresta, praia ou montanha, e você será recompensado com animais selvagens, plantas com flores e vistas espetaculares.


A Costa Rica está na moda já há alguns anos, especialmente entre viajantes que procuram ecoturismo, vida selvagem abundante e viagens de aventura. Neste artigo separamos os melhores pontos para você apreciar durante sua viagem.


Aonde fica?


A Costa Rica é um pequeno país encravado no coração da ainda pouco explorada América Central. Seus 4,8 milhões de habitantes se espalham por 51.000 km², área um pouco menor que a da Paraíba. Basta olhar para os lados que você vai entender porque este país atrai MUITOS viajantes americanos e europeus. À direita do mapa, o Caribe. À esquerda, o Oceano Pacífico. E, no meio deles, uma série de parques naturais imperdíveis.


O que fazer na Costa Rica: principais atrações por região


Para você entender tudo o que fazer na Costa Rica, vamos separar o país em suas principais regiões turísticas.

É importante considerar que sua viagem pode ir muito além dos principais pontos turísticos da Costa Rica. Vamos focar nas atrações mais conhecidas de cada uma das 5 regiões. São elas:

  1. Valle Central;

  2. Puntarenas;

  3. Planícies do Norte;

  4. Guanacaste;

  5. Caribe da Costa Rica.


1. Valle Central


Seu roteiro pela Costa Rica certamente começará nesta região. Afinal, é aqui que fica a capital San José, onde chegam a maioria dos voos internacionais. Por aqui ainda estamos longe de praia. Mas a região abriga nada menos que 70% da população do país. E, além da riqueza cultural da capital, há atrações naturais importantes que não podem ficar de fora do seu roteiro pela Costa Rica.


- San José


Não espere cenários paradisíacos por aqui, mas aproveite para mergulhar na cultura da Costa Rica. É aqui que você vai poder fazer um city tour, visitar museus e aprender mais sobre a história do país.


- Vulcão Poás e vulcão Irazu


Nenhum roteiro para Costa Rica está completo sem uma visita a um vulcão.

Pois então aproveite sua passagem por San José para conhecer pelo menos um dos majestosos vulcões do país: o vulcão Poás ou o vulcão Irazu.


O vulcão Poás fica no Parque Nacional Volcán Poás, um dos mais visitados do país. Ele fica a 2 mil metros de altitude e sua cratera forma um lago de cor azul turquesa bem lindo.

O vulcão Irazu é o mais alto da Costa Rica, chegando aos 3.400 metros de altitude. Há 4 crateras no total, sendo que a maior e principal também tem um lago, em um tom mais vibrante e azulado que o do vulcão Poás.


Ambos os vulcões ficam a uma curta distância de San José, então vale a pena conhecê-los num bate-volta. É bom ressaltar que é preciso um pouco de sorte para enxergar as crateras dos vulcões, já que o tempo por lá muda rapidamente e está constantemente nublado. Prefira ir na época seca e na parte da manhã para aumentar suas chances de visibilidade.


- Turrialba


É em Turrialba que você poderá fazer um rafting no rio Pacuare, considerado um dos melhores para a prática em todo o mundo! Pela proximidade com a capital San José, é possível fazer esse passeio em um bate-volta.


2. Puntarenas


Esse é um dos principais destinos do país. É também a maior província, onde estão localizados parques nacionais, florestas, reservas biológicas e algumas das melhores praias da Costa Rica.


É bom se atentar porque existem duas áreas distintas que fazem parte da província de Puntarenas: uma parte da chamada Península de Nicoya e a região da Costa do Pacífico, que se estende de Monteverde até a fronteira com o Panamá.


- Monteverde


Destino imperdível para quem busca a combinação perfeita de aventura + natureza. É aqui que ficam as “cloud forests” da Costa Rica – florestas que estão acima dos 1.500m e que têm um ar de conto de fadas por estarem quase sempre sob neblina.


Um passeio imperdível por aqui é caminhar pelas pontes suspensas no meio da floresta. E aproveite para curtir uma boa dose de adrenalina deslizando pelas tirolesas em um dos ecoparques da região.


- Jacó


Destino bem próximo da capital San Jose, Jacó é um dos lugares mais buscados pelos costa-riquenhos que querem dar uma escapadinha para um encontro com a natureza e também curtir uma vida noturna mais agitada. Além de praias, em Jacó é possível curtir cachoeiras, fazer trilhas, passeios de quadriciclo e rafting.


- Manuel Antonio


Um dos principais destinos de turismo na Costa Rica, é aqui que fica o Parque Nacional Manuel Antônio. No parque você encontra praias paradisíacas e trilhas (de níveis fácil e médio) que te permitem contato direto com a natureza, com direito à muita vida selvagem.Mas não é só do parque que vive esse destino. Há outras praias imperdíveis em Manuel Antônio, além de cachoeiras e manguezais. Também dá pra fazer tirolesas, rafting e passeios de quadriciclo.


- Santa Teresa


Santa Teresa está na nossa lista de lugares preferidos em nosso roteiro pela Costa Rica. Esse destino consegue, ao mesmo tempo, ser bem turístico e manter um clima ainda selvagem.

Por aqui você vai curtir um clima muito relax, em meio a praias lindas e ruas de terra.


O lugar atrai muitos surfistas (e aprendizes) e praticantes de yoga. Mas você pode simplesmente se contentar em conhecer as melhores praias da região e escolher alguns bons restaurantes para fechar o dia. Ao lado de Santa Teresa fica Montezuma, outra pequena cidade que tem um clima ainda mais relax – é comum encontrar vários hippies por aqui. Além das praias lindas, há também uma cachoeira e uma atração inusitada: a Isla Cabuya, uma pequena ilha que abriga um cemitério.


Ah! Santa Teresa também é um bom ponto de partida para um passeio bate-volta até Isla Tortuga, uma ilha de águas transparentes e areia bem clarinha.


- Parque Nacional Corcovado


Por estar no extremo sul do país, o lugar fica mais isolado, principalmente na época de chuvas em que o acesso fica ainda mais restrito. Mas o Corcovado é simplesmente incrível. A riqueza de vida selvagem, a natureza intocada, um cenário de tirar o fôlego… não faltam motivos para incluir esse destino no seu roteiro pela Costa Rica.


A atividade principal aqui é avistar vida animal enquanto se faz trilhas pela floresta, intercalando com um mergulho no mar. Vale destacar que esse foi o lugar em que vimos mais bichos durante nossa viagem! Para conhecer o parque é obrigatório estar acompanhado de um guia certificado.


3. Planícies do Norte


Essa região fica afastada da praia, mas tem uma diversidade biológica incomparável. O cenário aqui é composto de florestas, vulcões, rios e cachoeiras maravilhosas!


- La Fortuna


Outro destino campeão para quem busca o que fazer na Costa Rica com a dose certa de aventura e natureza. É em La Fortuna que fica o vulcão Arenal, o símbolo da região. É possível caminhar pelas trilhas feitas por sua lava, mas é preciso uma dose de sorte para avistar o vulcão. O tempo por aqui está sempre nublado e as chuvas são frequentes.Mas nada de desanimar por causa do mau tempo, que é característico da região. Em La Fortuna você também poderá relaxar em um delicioso banho de águas termais, caminhar por pontes suspensas na floresta ou se jogar nas tirolesas da região.


O que não pode faltar no seu roteiro é uma visita à Catarata La Fortuna, que também está entre as cachoeiras mais lindas da Costa Rica. São 75 metros de queda d’água e 500 degraus para se chegar à base da cachoeira. Mas o esforço vale muito a pena, pode acreditar!


- Catarata del Toro e Blue Falls


Se tem um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Costa Rica, aqui está: a combinação de Catarata del Toro com Blue Falls irá te render um dos cenários mais impressionantes da viagem!


4. Guanacaste


A província de Guanacaste conta com um litoral extenso e lindo, guardando alguns destinos super buscados da Costa Rica. Encontramos dezenas de praias de água clarinha, algumas frequentadas por turistas e outras completamente desertas.


Essa região atende a todos os gostos, queira você total sossego ou um destino badalado. Prepare-se para um pôr do sol inesquecível e para curtir ainda mais a natureza costa-riquenha, já que por aqui se encontram várias áreas protegidas. Em Guanacaste há também muitas áreas de proteção ambiental, o que confirmam a biodiversidade local.


- Tamarindo


Tamarindo costuma estar no topo da lista de quem planeja visitar a Costa Rica. A cidade é super agitada e bem turística, mas mesmo assim mantém seu charme. As ruas empoeiradas guardam restaurantes deliciosos, mas o espetáculo fica mesmo por conta das praias. Há dezenas de praias nessa região, então separe uns dias para fazer um tour por todas elas e escolher sua preferida.


- Nosara


Não distante de Tamarindo fica Nosara, um lugar que simplesmente ganhou nosso coração. E o motivo é um só: a “arribada de tortugas”. Todos os meses em um determinado período, milhares de tartarugas saem das águas para desovarem na praia de Ostional.


Só essas belezinhas já valeriam a pena para incluir esse destino no seu roteiro pela Costa Rica. Mas essa região também conta com diversas praias bem lindas, então aproveite para passar pelo menos uma noite por aqui.


- Playas del Coco


O que já foi uma pequena vila de pescadores se tornou um dos destinos mais visitados da Costa Rica. Playas del Coco agrada a quem quer viajar com família, a quem quer festa ou apenas curtir uma boa praia.


É também nessa área que se encontram alguns hotéis 5 estrelas e resorts de luxo. Além de curtir a praia, você poderá fazer atividades como mergulho, snorkeling e caiaque. Também dá para fazer um passeio bate-volta para o Parque Nacional Rincón de La Vieja, onde se encontra um vulcão, trilhas e banhos de água termal.


5. Caribe da Costa Rica


A Costa Rica tem um mar caribenho para chamar de seu! Além das águas claras e quentinhas, o lado Caribe da Costa Rica também se difere um pouco do restante do país. Seja pela culinária, pela influência rastafári ou pelas belas praias, você precisa colocar essa região em seu roteiro pela Costa Rica!


- Puerto Viejo de Talamanca


Uma cidade pequena e simpática onde tudo que você precisa fazer é relaxar e dar um mergulho em suas praias. Tem várias para você escolher, sendo algumas delas ótimas para aprender a surfar.


Além disso, aqui fica o Parque Nacional Cahuita, onde você deverá passar o dia inteiro percorrendo suas trilhas (nível fácil), apreciando a vida selvagem e curtindo a praia. Também dá para fazer snorkel na região. E se estiver na época certa, ainda dá para apreciar a desova das tartarugas em Manzanillo.


- Tortuguero

Como esse nome sugestivo, já é possível imaginar o que você poderá encontrar por aqui: tartarugas! Entre o período de novembro a janeiro, você poderá fazer passeios noturnos pelas praias, onde você verá os filhotinhos de tartaruga iniciando suas vidas.


E se tiver fora de época, ainda terá atividades para te entreter por aqui. Algumas delas são visitar o parque nacional, caminhar até o Cerro Tortuguero, andar de caiaque, tirolesa… e claro, o contato direto com a vida selvagem da Costa Rica.


E ai, ficou na dúvida? Fale com um dos nosso consultores que será um prazer lhe ajudar a conhecer esse paraíso tranquilamente!


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334

(48) 98836-9671

396 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page