Pura Vida na Costa Rica

Atualizado: Abr 24


Um país que tem os cidadãos mais felizes do mundo. Uma nação que produz mais de 99% de sua energia proveniente de fontes renováveis e contém 5% da biodiversidade do mundo. Bem-vindo à Costa Rica, pérola da América Central. Se isso não for suficiente, há enormes parques, lagoas, praias paradisíacas, mas também cidades cheias de história e folclore.


Os aventureiros caminham até vulcões e descem de tirolesa, enquanto aqueles que querem passar algum tempo sozinhos podem optar por retiros de yoga e spas. O Slogan "pura vida" aqui não é apenas uma frase de efeito, é um modo de vida. Na Costa Rica, as oportunidades para mergulhar na natureza são infinitas: basta escolher entre floresta, praia ou montanha, e você será recompensado com animais selvagens, plantas com flores e vistas espetaculares.


A Costa Rica está na moda já há alguns anos, especialmente entre viajantes que procuram ecoturismo, vida selvagem abundante e viagens de aventura. Neste artigo separamos os melhores pontos para você apreciar durante sua viagem.


Aonde fica?


A Costa Rica é um pequeno país encravado no coração da ainda pouco explorada América Central. Seus 4,8 milhões de habitantes se espalham por 51.000 km², área um pouco menor que a da Paraíba. Basta olhar para os lados que você vai entender porque este país atrai MUITOS viajantes americanos e europeus. À direita do mapa, o Caribe. À esquerda, o Oceano Pacífico. E, no meio deles, uma série de parques naturais imperdíveis.


O que fazer na Costa Rica: principais atrações por região


Para você entender tudo o que fazer na Costa Rica, vamos separar o país em suas principais regiões turísticas.

É importante considerar que sua viagem pode ir muito além dos principais pontos turísticos da Costa Rica. Vamos focar nas atrações mais conhecidas de cada uma das 5 regiões. São elas:

  1. Valle Central;

  2. Puntarenas;

  3. Planícies do Norte;

  4. Guanacaste;

  5. Caribe da Costa Rica.


1. Valle Central


Seu roteiro pela Costa Rica certamente começará nesta região. Afinal, é aqui que fica a capital San José, onde chegam a maioria dos voos internacionais. Por aqui ainda estamos longe de praia. Mas a região abriga nada menos que 70% da população do país. E, além da riqueza cultural da capital, há atrações naturais importantes que não podem ficar de fora do seu roteiro pela Costa Rica.


- San José


Não espere cenários paradisíacos por aqui, mas aproveite para mergulhar na cultura da Costa Rica. É aqui que você vai poder fazer um city tour, visitar museus e aprender mais sobre a história do país.


- Vulcão Poás e vulcão Irazu


Nenhum roteiro para Costa Rica está completo sem uma visita a um vulcão.

Pois então aproveite sua passagem por San José para conhecer pelo menos um dos majestosos vulcões do país: o vulcão Poás ou o vulcão Irazu.


O vulcão Poás fica no Parque Nacional Volcán Poás, um dos mais visitados do país. Ele fica a 2 mil metros de altitude e sua cratera forma um lago de cor azul turquesa bem lindo.

O vulcão Irazu é o mais alto da Costa Rica, chegando aos 3.400 metros de altitude. Há 4 crateras no total, sendo que a maior e principal também tem um lago, em um tom mais vibrante e azulado que o do vulcão Poás.


Ambos os vulcões ficam a uma curta distância de San José, então vale a pena conhecê-los num bate-volta. É bom ressaltar que é preciso um pouco de sorte para enxergar as crateras dos vulcões, já que o tempo por lá muda rapidamente e está constantemente nublado. Prefira ir na época seca e na parte da manhã para aumentar suas chances de visibilidade.


- Turrialba


É em Turrialba que você poderá fazer um rafting no rio Pacuare, considerado um dos melhores para a prática em todo o mundo! Pela proximidade com a capital San José, é possível fazer esse passeio em um bate-volta.


2. Puntarenas


Esse é um dos principais destinos do país. É também a maior província, onde estão localizados parques nacionais, florestas, reservas biológicas e algumas das melhores praias da Costa Rica.


É bom se atentar porque existem duas áreas distintas que fazem parte da província de Puntarenas: uma parte da chamada Península de Nicoya e a região da Costa do Pacífico, que se estende de Monteverde até a fronteira com o Panamá.


- Monteverde


Destino imperdível para quem busca a combinação perfeita de aventura + natureza. É aqui que ficam as “cloud forests” da Costa Rica – florestas que estão acima dos 1.500m e que têm um ar de conto de fadas por estarem quase sempre sob neblina.


Um passeio imperdível por aqui é caminhar pelas pontes suspensas no meio da floresta. E aproveite para curtir uma boa dose de adrenalina deslizando pelas tirolesas em um dos ecoparques da região.


- Jacó


Destino bem próximo da capital San Jose, Jacó é um dos lugares mais buscados pelos costa-riquenhos que querem dar uma escapadinha para um encontro com a natureza e também curtir uma vida noturna mais agitada. Além de praias, em Jacó é possível curtir cachoeiras, fazer trilhas, passeios de quadriciclo e rafting.


- Manuel Antonio


Um dos principais destinos de turismo na Costa Rica, é aqui que fica o Parque Nacional Manuel Antônio. No parque você encontra praias paradisíacas e trilhas (de níveis fácil e médio) que te permitem contato direto com a natureza, com direito à muita vida selvagem.Mas não é só do parque que vive esse destino. Há outras praias imperdíveis em Manuel Antônio, além de cachoeiras e manguezais. Também dá pra fazer tirolesas, rafting e passeios de quadriciclo.


- Santa Teresa


Santa Teresa está na nossa lista de lugares preferidos em nosso roteiro pela Costa Rica. Esse destino consegue, ao mesmo tempo, ser bem turístico e manter um clima ainda selvagem.

Por aqui você vai curtir um clima muito relax, em meio a praias lindas e ruas de terra.


O lugar atrai muitos surfistas (e aprendizes) e praticantes de yoga. Mas você pode simplesmente se contentar em conhecer as melhores praias da região e escolher alguns bons restaurantes para fechar o dia. Ao lado de Santa Teresa fica Montezuma, outra pequena cidade que tem um clima ainda mais relax – é comum encontrar vários hippies por aqui. Além das praias lindas, há também uma cachoeira e uma atração inusitada: a Isla Cabuya, uma pequena ilha que abriga um cemitério.


Ah! Santa Teresa também é um bom ponto de partida para um passeio bate-volta até Isla Tortuga, uma ilha de águas transparentes e areia bem clarinha.


- Parque Nacional Corcovado


Por estar no extremo sul do país, o lugar fica mais isolado, principalmente na época de chuvas em que o acesso fica ainda mais restrito. Mas o Corcovado é simplesmente incrível. A riqueza de vida selvagem, a natureza intocada, um cenário de tirar o fôlego… não faltam motivos para incluir esse destino no seu roteiro pela Costa Rica.


A atividade principal aqui é avistar vida animal enquanto se faz trilhas pela floresta, intercalando com um mergulho no mar. Vale destacar que esse foi o lugar em que vimos mais bichos durante nossa viagem! Para conhecer o parque é obrigatório estar acompanhado de um guia certificado.


3. Planícies do Norte


Essa região fica afastada da praia, mas tem uma diversidade biológica incomparável. O cenário aqui é composto de florestas, vulcões, rios e cachoeiras maravilhosas!


- La Fortuna


Outro destino campeão para quem busca o que fazer na Costa Rica com a dose certa de aventura e natureza. É em La Fortuna que fica o vulcão Arenal, o símbolo da região. É possível caminhar pelas trilhas feitas por sua lava, mas é preciso uma dose de sorte para avistar o vulcão. O tempo por aqui está sempre nublado e as chuvas são frequentes.Mas nada de desanimar por causa do mau tempo, que é característico da região. Em La Fortuna você também poderá relaxar em um delicioso banho de águas termais, caminhar por pontes suspensas na floresta ou se jogar nas tirolesas da região.