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Como organizar o seu Home Office e ter uma rotina mais produtiva:



Em tempos de pandemia a casa passou a ser a nova protagonista de nossas vidas, ela se tornou o novo cenário de diversas atividades que anteriormente eram feitas na rua, tais como: trabalho, escola das crianças, cursos, atividade física e muito mais. Aí fica a pergunta: nossas casas estão adaptadas para esse novo normal? Estão preparadas para abraçar essas novas atividades?


A organização é ferramenta fundamental para essa transformação em todos os ambientes de nossos lares, porém, hoje falaremos, especificamente, sobre a organização do Home Office.


Acredito que, atualmente, esse seja o local mais disputado por todos os membros da família tendo em vista que estamos trabalhando mais de casa, nossos filhos estão no homeschooling e muitos aproveitaram para fazer cursos on-line e expandir seus conhecimentos nesse momento de imprevisibilidade, além da vida digital agitadíssima.

Vale a pena investir seu tempo organizando esse espaço, afinal, a organização está diretamente ligada à produtividade, bem-estar, equilíbrio, harmonia e tranquilidade.

As 5 etapas básicas de organização de Home Office:





1) Descarte:

Faça uma uma triagem gaveta por gaveta, porta por porta. Elimine o que não é utilizado, o que não faz mais sentido na sua vida, de possível faça doações!!

Jogue no lixo papéis velhos, cartões de visita, objetos quebrados, canetas que não funcionam.

Encaminhe objetos que não pertencem a esse ambiente, para locais mais adequados. Alguns escritórios haviam se transformado no quartinho da bagunça de muitas casas, agora, esse espaço ganhou vida e precisa de organização.


2) Categorize os objetos

Agrupe os itens em temas como: documentos, suprimentos, materiais escolares, materiais de trabalho, blocos de anotação, fotografias, eletrônicos, cabos.


3) Setorize cada grupo:


Sobre a mesa de trabalho:

Devemos deixar somente o essencial, de uso no dia a dia, deixando espaço para impressora e notebook. Um porta-canetas, risque-rabisque são bem-vindos!

Na decoração, poucos objetos, vale investir em algum item inspirador como cristais, flores e plantas ou aromatizador de ambientes com óleos essenciais que estimulem a concentração e o foco, tão necessários para o trabalho em casa.

Também indico um organizador de entrada para papéis, ficarão nele somente os papéis que precisam de soluções rápidas, como contas a pagar ou cartas fechadas. Programe-se para esvaziar essa bandeja semanalmente, evitando o acúmulo desnecessário de papéis.





Nas gavetas:

- Itens menores como canetas, clipes, elásticos, cola, grampeador entre outros. Gavetas superiores deverão receber os itens de maior frequência de uso e nas inferiores os de menor frequência.

- Divisórias em acrílico ou outro material, são essenciais para delimitar os espaços internos das gavetas. Cada objeto deverá ter seu espaço delimitado para que ele sempre retorne para lá após o uso.

-Reserve uma gaveta para a sua papelaria personalizada, cartões de presente, adesivos, entre outros.





Nas Prateleiras

– Organize o estoque de suprimentos como folha sulfite, cartuchos de impressora, envelopes;

- Nas prateleiras também poderão ficar as famosas caixas temáticas: caixa de artes ( onde vc coloca tintas, pincéis, canetinhas, massinhas para as crianças), caixinha para pilhas e baterias novas e caixinha para encaminhamento desse descarte, que deverá ser feito nos locais apropriados como supermercados e até postos de gasolina, vá acumulando e leve a cada 3 meses. Faça uma caixa com cabos de uso menos frequente, os cabos do dia a dia deverão ficar nas gavetas.

- Se esse espaço for compartilhado, cada morador poderá ter a sua prateleira para guardar livros, apostilas, papéis de trabalho ou de estudo de uso constante, dessa forma a mesa estará sempre liberada para o próximo usuário.

- Nas prateleiras também devemos organizar arquivos ou pastas com documentos de controle mensal ou uso constante;

-Coloque nas prateleiras mais altas o arquivo morto ( papéis que estão aguardando o tempo de descarte correto).





Algumas dicas básicas para organização de documentos:


- A melhor forma de organizá-los é classificá-los por assunto;

- Cada pessoa da casa deverá ter uma pasta identificada com seus documentos tais como passaporte, carteira de vacinação;

– documentos velhos/ vencidos podem ser descartados usando uma fragmentadora ou picotando-os;

- Manuais de eletrônicos e eletrodomésticos podem ser descartados. Hoje em dia eles estão disponíveis para download pelas empresas. Guarde apenas as Notas fiscais em uma pasta com esse tema;

- Outros temas relevantes para pastas:

- Registros de imóveis,

- Automóvel – guarde aqui chaves extras, manuais e documentos do seu carro;

- Certificados de obras de arte, tapetes ou outros artigos de luxo,

- Testamentos e inventários,

- Pasta com o tema casa ou apartamento: notas de reformas, documentos da construção, escritura.

- Uma Pasta tamanho A3 para exames médicos;





4) Identificação - coloque etiquetas identificando todos os espaços, pastas e caixas organizadoras, dessa forma, tudo ficará de fácil acesso, visualização e localização.


5) Manutenção – etapa essencial – sempre que utilizar o espaço, coloque tudo de volta para o seu lugar. Dessa forma o ambiente estará sempre pronto para a próxima jornada de trabalho ou estudos.

Colocando essas dicas em prática, seu Home Office ficará muito mais agradável e produtivo.

Dicas para uma Rotina Home Office mais leve e produtiva


1- Mesmo trabalhando em casa, se arrume e coloque uma roupa apropriada de trabalho, nunca fique o dia todo de pijamas, seu cérebro entende que você voltará a dormir a qualquer momento;


2- Mesmo em casa, haja com profissionalismo e disciplina, respeite horários, separe a vida familiar da profissional, dessa forma o trabalho será mais eficiente;


3- Planeje-se – tenha uma agenda com horários definidos: acordar, tomar café, trabalhar, almoçar, atividade física, cuidar da casa e das crianças.


4- Faça pequenas pausas, saia do local de trabalho, tome um cafezinho em outro ambiente, isso renovará suas energias e trará um frescor para retomar as atividades.


5- Mantenha a organização dos espaços evitando distrações como a procura por objetos ou a falta de foco decorrente da bagunça.


6- Foque nos benefícios – lembre-se das vantagens de se trabalhar em casa: conviver mais tempo com a família, evitar o trânsito, horários flexíveis, ter uma alimentação caseira mais saudável.


7- Saiba a hora de parar – desligue o computador e o celular no final do expediente, nossa mente precisa desse descanso para que o novo dia de trabalho seja mais produtivo.

Nesses meses de quarentena e isolamento social , assim como eu, você já deve ter percebido inúmeras reflexões, o protagonismo da casa e da família é um deles. Estamos valorizando mais essas maiores e essenciais riquezas que possuímos e simples hábitos como cuidar da saúde, da casa e da família ganharam valor inestimável. Estou certa de que sairemos dessa pandemia mais fortalecidos e evoluídos, com muitas memórias e aprendizados. Se cuidem e até a próxima!



Paula Furlan - Personal Organizer


Pioneira no trabalho de Organização Residencial e capacitação

profissional doméstica em Florianópolis e região.


Com 7 anos de experiência, atualmente, conta com uma equipe capacitada para

trazer os maravilhosos benefícios da vida organizada para o Mercado de Luxo e Premium.


Seus projetos são de grande porte, ou seja, organizam a casa como um todo, desde a concepção e aperfeiçoamento dos móveis e da própria organização em si, até o estabelecimento de rotinas de trabalho, compras de enxoval, catalogação de acervos, treinamentos domésticos, workshops, entre outros serviços.


Transformar vidas positivamente através da organização é seu grande propósito de vida, seja através de seus projetos de organização ou dos conteúdos compartilhados em duas redes sociais.

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