top of page

Chapada dos Veadeiros


Chapada dos Veadeiros é o destino certo para quem busca dias de descanso, contato intenso com a natureza e pouca complicação. Em meio ao cerrado do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um paraíso cercado de cachoeiras e cânions, onde a força das quedas d’água presenteia os viajantes com revigorantes banhos de energia.


A região – que tem como principais cidades de apoio Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante – se tornou mais cobiçada entre os turistas depois que as águas azuis da Cachoeira Santa Bárbara passaram a ilustrar muitas fotos nas redes sociais. Para te ajudar a desbravar mais um destino do Brasil, preparamos um post especial cheio de dicas para sua viagem ser inesquecível.


A Chapada dos Veadeiros está localizada no noroeste do estado de Goiás, distante 230 km de Brasília. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações da região está concentrada nas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e quedas d’água espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, que se tornou famosa pela água em tons de azul Caribe.


O que fazer na Chapada dos Veadeiros?


A Chapada dos Veadeiros é o destino perfeito para os amantes de natureza que buscam descanso, boas trilhas e deliciosos banhos de cachoeira. Sem falar, claro, no sempre espetacular pôr do sol que presenteia os viajantes em meio ao cerrado da região centro-oeste. Quem vai à Chapada dos Veadeiros contará com dezenas de opções de cachoeiras, muitas delas fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.


Além dos revigorantes banhos gelados, a Chapada dos Veadeiros reserva ainda aos viajantes outras experiências espetaculares, como um final de tarde no Jardim de Maytrea, banhos nas piscinas naturais de águas termais, e, para os mais alternativos, uma grande variedade de tratamentos místicos e holísticos. Sem falar nas deliciosas noites entre os bares, restaurantes e feirinhas da Vila de São Jorge e de Alto Paraíso, ou ainda a vida pacata e tranquila de Cavalcante e do território Kalunga. A Chapada dos Veadeiros é lugar para curtir sem pressa e onde a boa troca de energia é sempre bem-vinda!


Como Chegar?


A Chapada dos Veadeiros fica no Estado de Goiás. Para conhecer, quem vem de outro estado tem que fazer uma passagem por Brasília, o aeroporto mais próximo da Chapada. A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km do município de Alto Paraíso de Goiás. De Brasília-DF, são cerca 260 km até a entrada do Parque.


Quando Ir?


Durante o verão, ocorre a época de chuvas e as trombas d’água são um dos principais problemas de segurança. Elas consistem em aumento muito rápido no volume de águas das cachoeiras. São poucas as cachoeiras que têm sua visita prejudicada na época das chuvas. Podemos destacar a Catarata dos Couros: o banho fica inviável.

Então prefira ir entre os meses de Abril até Novembro.


RECOMENDAÇÕES

  • Prepare-se para a caminhada;

  • Saiba se você tem o preparo físico adequado para percorrer as trilhas. Caminhar no cerrado, mesmo com tempo nublado, é uma atividade muito desgastante;

  • Tome um café da manhã bem reforçado. Mesmo que você não esteja acostumado a comer logo pela manhã, faça um esforço, pois as caminhadas exigirão muito de você, por isso é bom estar preparado;

  • Leve bastante água e um bom lanche, mas evite vasilhames de vidro ou enlatados. Prefira alimentos leves como frutas, castanhas, sanduíches (sem maionese), banana e uva desidratada;

  • Utilize roupas adequadas, boné e tênis ou outro calçado fechado. Chinelos e sandálias abertas não combinam com trilhas e, se arrebentarem, tornarão sua experiência desagradável;

  • Leve protetor solar e repelente;

  • Leve seus remédios de usos específicos, como antialérgicos, e de uso controlado, como pressão, asma e outros;

  • Na época das chuvas, traga um anoraque (ou capa de chuva) e roupa reserva para trocar após o passeio. Dica: embale roupas e equipamentos eletrônicos em um saco estanque para mantê-los secos;

  • Siga as normas e as orientações dos funcionários do Parque, condutores de visitantes e bombeiros, especialmente nas áreas de banho, pois elas visam a proteção dos ambientes e dos próprios visitantes.


E ai, ficou na dúvida? Fale com um dos nosso consultores que será um prazer lhe ajudar a conhecer esse paraíso!


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334

(48) 98836-9671

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page