• Menton Viagens

Os encantos de Bonito

Atualizado: Abr 15


Bonito, no Mato Grosso do Sul (MS), é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e motivos não faltam para isso, já que o lugar faz jus ao nome, adquirido porque antigamente havia na região uma fazenda de nome Rincão Bonito.


É um destino incrível para admirar rios cristalinos, a vida marinha, observar aves e outros animais silvestres, visitar cavernas como a Gruta do Lago Azul — com um lago de cor surpreendente –, fazer trilhas junto à natureza, passar o dia aproveitando as águas calmas de um balneário, poder curtir um banho revigorante em uma cachoeira ou fazer atividades com emoção, como um boia Cross, descida em rapel ou em uma tirolesa.


É simplesmente o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural, ou no Rio Sucuri, de leve correnteza, você nada lado a lado com diversas espécies de peixes coloridos.


A preocupação com o meio ambiente, por lá, é levada a sério. Parece até que muitas das atrações da cidade foram descobertas recentemente, de tão preservadas. Ficou curioso? Vem conhecer mais sobre esse paraíso.

QUANDO IR

Dá para ir para Bonito o ano inteiro, mas a época de seca, entre junho e agosto, é a melhor para as flutuações – aproveite para acompanhar a programação do Festival de Inverno, em julho.

Entre dezembro e janeiro, durante as férias escolares de verão, as cachoeiras ficam mais volumosas, mas a procura pelos passeios é enorme e as chuvas podem deixar as águas turvas.


COMO CHEGAR

Ir até Bonito é mais prático – a Azul voa pela rota Campinas-Bonito-Corumbá, com escala em Corumbá na ida ou na volta, dependendo do dia da semana. Do aeroporto até o centro da cidade, são 15 km e é possível fazer o trajeto de táxi, transfer e carros alugados.


Mas também é possível ir até Campo Grande, que tem mais opções de voo. Da capital sul-mato-grossense, é preciso seguir de transfer ou carro alugado por 300 km de estrada (cerca de 3h30 de viagem) – o melhor caminho é via Sidrolândia, que não passa por estradas de terra.


O QUE LEVAR

Estar bem-preparado é tudo quando se trata de turismo ecológico. Por isso, aqui vão alguns itens essenciais para carregar na mochila durante os passeios: binóculos, câmera fotográfica, papete (melhor opção para trilhas e cachoeiras), água, chapéu ou boné, protetor solar e repelente.


O QUE FAZER

Os passeios de Bonito podem ser divididos em algumas categorias. Nas flutuações, atrações máximas da cidade, a correnteza te leva por águas cristalinas, enquanto cardumes de diversas espécies nadam ao seu lado. As do Rio da Prata, do Rio Sucuri e do Aquário Natural são destaque; na Nascente Azul, o visual é exuberante e o passeio inclui outras atrações do balneário. A flutuação da Barra do Sucuri também é uma opção.


Entre as grutas, os destaques são a Gruta do Lago Azul, com um lago de um tom azul mágico, quase irreal e as Grutas de São Miguel, cujo passeio começa em uma trilha suspensa e segue gruta adentro, cheia de estalactites, estalagmites e outras formações geológicas.


A Boca da Onça é a cachoeira mais alta do estado, com 156 metros de altura, mas a trilha ecológica da Boca da Onça, com 4 km, passa por outras dez quedas. Outras opções são o Parque das Cachoeiras, com seis cachoeiras e a Estância Mimosa, com nove paradas para banho.


Das atrações de aventura, o Abismo Anhumas é a mais radical: primeiro, é preciso passar por uma estreita fenda no chão e descer de rapel por 72 metros de altura, até um lago cristalino. Lá, é possível flutuar ou mergulhar com cilindro (para mergulhadores certificados) e observar os enormes cones de calcário submersos. Outros bons passeios para quem quer adrenalina são os mergulhos na Lagoa Misteriosa (que também oferece flutuação) e o boia cross e o arvorismo do Hotel Cabanas.


Bonito (e a vizinha Jardim) ainda reserva os balneários do Sol e Municipal, a Praia da Figueira e o Buraco das Araras, dolina de 126 metros de profundidade com incontáveis ninhos de araras-vermelhas.


ONDE FICAR


Hotel Santa Esmeralda


O Hotel Santa Esmeralda está localizado num paraíso ecológico a 17 km do centro da cidade de Bonito sendo 7 km de asfalto e 10 km de terra onde o serviço despretensioso e a decoração guardam identidade com a região. A propriedade fica às margens do Rio Formoso, com cachoeiras e piscinas naturais. Há recepção 24 horas, bem como terraço e piscina ao ar livre no local. Wi-Fi e estacionamento estão disponíveis gratuitamente na propriedade.


Pousada Arte da Natureza


Localizada no coração de Bonito/MS, a Pousada Arte da Natureza surgiu como o objetivo de integrar modernidade, conforto e práticas ecologicamente corretas, buscando proporcionar ao hóspede experiências marcantes de puro lazer e tranquilidade regidas por toda a beleza e recursos naturais da região. Além de oferecer uma infra-estrutura com três piscinas externas maravilhosas e uma piscina coberta, cinco spas externos e três cachoeiras artificiais, totalizando mais de 720 m² de águas para o seu total desfrute e lazer.


Pousa Boyrá


Boyrá é uma palavra de origem indígena (Tupi) que significa “algo precioso” e, neste sentido, a Pousada Boyrá nasce com o propósito de lhes proporcionar uma experiência preciosa em sua visita à Bonito. Inaugurada em Junho de 2014 com apenas 11 suítes em um ambiente exclusivo às margens do Rio Formoso, as instalações privilegiam o conforto, bom gosto e a integração total com a natureza, proporcionando uma experiência completa que combina estadia, gastronomia, lazer e o melhor das belezas naturais de Bonito, MS.


Zagaia Eco Resort


Com uma combinação ideal de preço bom, conforto e conveniência, o hotel oferece um ambiente luxuoso com várias comodidades. O Zagaia Eco-Resort Hotel tem concierge e serviço de quarto, para tornar a sua estadia ainda mais agradável. A propriedade conta ainda com piscina e café da manhã. Se você pretende ir de carro ao Zagaia Eco Hotel, há estacionamento grátis no local.


E ai, ficou na dúvida? Fale com um dos nosso consultores que será um prazer lhe ajudar a conhecer esse paraíso tranquilamente!


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334

(48) 98836-9671


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo