top of page

As 5 melhores vinícolas para visitar em Santa Catarina

Atualizado: 14 de mai. de 2020



Com o friozinho se aproximando, e a impossibilidade de viajar para longe, separamos as 5 melhores vinícolas do estado para você conhecer, e aproveitar um fim de semana na serra catarinense.

Vinícola Thera (Bom Retiro, SC)



(Foto: Vinícola Thera)


Uma das mais novas vinícolas da serra catarinense, e uma das poucas onde é possível se hospedar, a Thera é definitivamente especial.

Alcançar uma conexão entre o céu e a terra e expressá-la de forma prazerosa, elegante e harmônica por meio de vinhos cuidadosamente elaborados é a alma da Vinícola Thera, cujas formas arredondadas da própria marca casam perfeitamente com a arquitetura orgânica e inovadora do concept design da Vinícola, numa reverência ao ciclo natural da atividade vinífera, que vai do plantio das mudas à colheita e à fabricação dos vinhos.

No Thera Wine Bar by Dijon é possível fazer uma parada aconchegante e saborosa em meio a uma paisagem deslumbrante. Além de almoço e jantar, também é possível fazer visita guiada pela vinícola e degustação de vinhos.

Vinícola Villa Francioni (São Joaquim, SC)



(Foto: Villa Francioni)


A vinícola Villa Francioni é uma das mais belas da região. O fundador, Dilor Freitas, sonhava em fazer uma vinícola de padrão internacional, e trouxe peças do mundo todo para a sua construção, transformando a vinícola em uma verdadeira obra de arte.

Um projeto inovador, que tem impulsionado cada vez mais o enoturismo em Santa Catarina. Produzindo vinhos finos de altitude com notável superioridade, destacam-se, entre os inúmeros prêmios, duas importantes vitórias na publicação: Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados: o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005, foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil.

É possível visitar as instalações da empresa durante todos os dias do ano. A visita guiada acontece em três horários por dia, e dura cerca de uma hora e meia, finalizando com uma degustação dos rótulos. Uma oportunidade única, para conhecer em detalhes os diferenciais do terroir de altitude, a 1.260 metros acima do nível do mar.


(Foto: Villa Francioni)


Vinhedos do Monte Agudo (São Joaquim, SC)


(Foto: Vinhedos do Monte Agudo)


Uma vinícola pequena mas muito charmosa, possui em 6 seus hectares as variedades Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, com mudas trazidas da França, que se adaptaram perfeitamente ao clima de São Joaquim.



A Vinhedos do Monte Agudo iniciou suas atividades em 2005, e tem se especializado cada vez mais na produção de vinhos finos e de experiências para os visitantes. Embora não tenham o processo de vinificação in loco, possuem um delicioso espaço enogastronômico em meio aos vinhedos com a melhor vista da região, onde é possível fazer um almoço harmonizado, ou ainda fazer o imperdível Sunset com a degustação de vinhos.








Vinícola Pericó (São Joaquim, SC)



(Foto: Vinícola Pericó)


Fundada em 2002, a Vinícola Pericó aproveita o terroir do Vale do Pericó para elaborar vinhos com características únicas da altitude catarinense.

De amadurecimento lento, as uvas Pericó concentram sabores e aromas intensos que se transformam em vinhos e espumantes com a identidade do terroir em sua totalidade.

Além de toda a tecnologia presente no processo de vinificação, os cuidados em todas as etapas: do preparo do terroir, da seleção das variedades cultivadas a partir de castas francesas, ao manejo no vinhedo, com avaliação global durante o ano, já garantiram inúmeros prêmios à vinícola.

Vinícola Abreu Garcia (Campo Belo do Sul, SC)



(Foto: Abreu Garcia)


A Fazenda Campo Belo não foi escolhida à toa para desenvolver e inovar a vitivinicultura. A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol, altitude e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas e convida para o desfrute dos melhores prazeres do vinho. A plantação do primeiro vinhedo ocorreu em outubro de 2006.

Com mudas provenientes de viveiros da Itália e do sul de Minas Gerais (Vitácea Brasil), certificadas na França, a Vinícola ocupa 10 hectares de vinhedos. No local, são cultivados diferentes tipos de uvas (merlot, malbec, pinot noir, cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay e vermentino) que servem de matéria-prima na criação de infinitas possibilidades ao seu gosto, entre vinhos brancos, tintos e espumantes.

Você pode a qualquer hora desfrutar do paladar intenso de um dos melhores vinhos de altitude de Santa Catarina e saborear a alta culinária da Boutique Abreu Garcia, a 950 metros acima do mar. A paisagem encantadora, a deliciosa comida e os detalhes dos imperdíveis vinhos formam um cenário inesperado de beleza contagiante.

As vinícolas têm em comum a realização de um sonho, o que faz a visitação a cada uma delas inesquecível. Para a maioria delas é necessário reservar com antecedência, então lembre-se se programar bem a sua viagem.

Conte com a Menton para ajudar você na organização do seu roteiro e na reserva de seus hotéis!

14.615 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page