top of page

6 Motivos para conhecer a Serra Gaúcha:



A Serra Gaúcha é um dos lugares mais interessantes e encantadores do Brasil. Nenhum destino brasileiro é tão adaptado e preparado para receber os visitantes na estação mais fria do ano quanto a Serra Gaúcha.


Sua natureza diferenciada do resto do país, suas cidades que trazem um pedacinho da Europa para os trópicos, o clima mais frio, a comida e o povo são alguns dos motivos que fazem os turistas se apaixonarem pela região.


As estruturas turísticas das cidades atendem a todas as demandas de lazer, gastronomia e hospitalidade, e nesse texto iremos apresentar 6 motivos para você conhecer esse destino!

1 – Paisagens e belezas naturais


(Foto: Cambará do Sul)


A Serra Gaúcha possui natureza exuberante, sua geografia característica inclui cânions, vales e morros, o que faz com que todas as paisagens sejam de tirar o fôlego. Não é de se admirar que alguns municípios sirvam de locação para produções cinematográficas e telenovelas.


Os vales e cachoeiras atraíram a criação de diversos parques e reservas ecológicas, onde é possível apreciar toda essa beleza.

(Foto: Parque Estadual do Caracol)


O Parque Estadual do Caracol, que fica entre as cidades de Canela e Gramado, é uma reserva onde é possível fazer diversas trilhas e observar a linda Cascata do Caracol, (uma cachoeira com 130 metros de altura).


Para observar melhor essa linda paisagem, você pode acessar o parque Bondinhos Aéreos Parques da Serra, e prestigiar as paisagens a bordo dos bondinhos ou dos mirantes.

(Foto: Bondinhos Aéreos Parques da Serra)


No Parque Vale dos Vinhedos, é possível contemplar as plantações de uva, aprender mais sobre a cultura local e apreciar a exuberante natureza que fica ao redor.

(Foto: Parque Vale dos Vinhedos)


Os parques públicos também encantam pelas paisagens. No Lago Negro, em Gramado, o visitante pode apreciar as hortênsias floridas e as árvores trazidas da Alemanha, na região da floresta negra.

Em Gramado, o Mirante do Belvedere, possui uma linda vista para o Vale do Quilombo.

É uma paisagem de tirar o fôlego!


(Foto: Mirante do Belvedere)

2- Gastronomia



(Foto: Sequência de Fondue em Gramado)


Se tem uma coisa que o povo serrano sabe, é preparar comidas gostosas. Cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves são famosas pelos ótimos restaurantes.


A gastronomia local é muito rica e variada, atendendo aos paladares mais exigentes e garantindo a satisfação de todos. Os sabores têm forte influência europeia. Isso porque os imigrantes alemães e italianos, que ajudaram a colonizar a região, deixaram marcas na cultura local.


Em toda a região é fácil encontrar onde comer um tradicional e, nesse caso, genuíno churrasco gaúcho. São diversas churrascarias de rodízios e casas que oferecem os tradicionais churrascos de chão.


Há também muitas opções de estabelecimentos que oferecem os deliciosos cafés coloniais, repletos de ingredientes como queijos, tortas, bolos e doces artesanais.

Entre os pratos mais requintados, está a sequência de fondue, ótima pedida para um jantar a dois durante o inverno.



(Foto: Café Colonial)

Uma das melhores dicas de Gramado é saborear os chocolates artesanais. Há diversas chocolatarias tradicionais na cidade como a Chocolates Lugano, Prawer Chocolates e a Florybal Chocolates, além de parques temáticos como o Reino do Chocolate e o Mundo de Chocolate, onde o você pode participar de atrações e conhecer as fábricas.





3- O Charme das cidades


Se existe um lugar no Brasil que nos faz sentir na Europa, esse é a Serra Gaúcha. Não estamos nos referindo apenas ao clima e as estações do ano bem definidas, mas também à atmosfera das cidades: arquitetura das casas, gastronomia e paisagens, repletas de pinheiros.


(Foto: Gramado)


As influências das culturas italianas, alemãs e de outros países europeus trouxeram para as cidades uma sensação ainda maior de se estar na Europa. É inegável o charme e o encantamento que as cidades dessa região possuem. As principais e mais conhecidas cidades são: Caxias do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e Garibaldi.

Gramado é sem dúvidas a cidade mais charmosa da região. Pouco urbana ela mantém casas no estilo enxaimel, com ruas muito limpas e repletas de flores e jardins.

O município de Nova Petrópolis fica pertinho de Gramado. Ele integra a Rota Romântica, trecho da BR-116 que liga a Região Metropolitana de Porto Alegre à Serra Gaúcha.

As malharias atraem os turistas que queiram renovar o guarda-roupa. Os restaurantes de café colonial são a garantia de um almoço generoso, sem hora para acabar.


(Foto: Nova Petrópolis)

A cidade de Canela une uma beleza natural incrível com uma arquitetura simpática e muito charmosa. A Igreja de Pedra – Matriz Nossa Senhora de Lourdes é uma atração a parte, pois deixa o centro ainda mais bonito na praça principal, cercada de lojinhas.



(Foto:Igreja de Pedra – Matriz Nossa Senhora de Lourdes)

Caxias do Sul se destaca pela produção de uva e vinho, que expandiu rapidamente sua economia desde o século 19. É a maior da região e possui ótimos níveis de desenvolvimento humano e econômico, com uma estrutura arquitetônica mais urbana, diferente das cidades vizinhas que ainda mantém a maior parte das construções de imigrantes.

4- Lugares para relaxar



(Foto: Templo Budista Khadro Ling)


No topo da montanha, em Três Coroas, está o Templo Budista Khadro Ling, para a prática do budismo tibetano e que foi construído em 1996. Ao redor do templo há uma comunidade que se formou em torno do Rimpoche (mestre precioso) e que mantém as mesmas características arquitetônicas do Nepal, de onde o templo se inspirou.

Para entrar não há cobrança de ingressos e basta apenas se identificar. Há rodas de meditação, orações e visualização de imagens que contam a filosofia budista.


A riqueza do local é tão magnífica quanto a paz que ele inspira. Há painéis e afrescos pintados por tibetanos, esculturas, quadros, muitas velas e belos jardins. A vista é panorâmica, cercada de verde de uma beleza rara, que combina perfeitamente com a paz do local.


5- Inúmeras opções para as crianças


(Foto: Snowland)


As cidades de Gramado e Canela são repletas de parques temáticos. São opções que prometem agradar a todos os públicos, dos aventureiros aos românticos. Com atrações que podem ser apreciadas por todos os públicos.


O parque Snowland, é um parque indoor e funciona o ano todo. Ele conta com a presença de neve verdadeira, além de muitas atrações como snowboard, esqui, jogos eletrônicos, pista de patinação e cinema 4D.



(Foto: Mini Mundo)


O Mini Mundo. É o parque em miniatura que apresenta cópias perfeitas de construções e é considerado um dos passeios mais tradicionais da cidade.


Além disso, em Gramado é possível visitar o Papai Noel o ano todo, e não somente no Natal! A Aldeia do Papai Noel conta com diversas atrações.


(Foto: Aldeia do Papai Noel)


Em Canela, o Parque Terra Mágica Florybal é considerado um dos melhores parques temáticos do Brasil. Com mais de 40 atrações, o parque promete diversão para toda a família.


(Foto:Parque Terra Mágica Florybal)


6- Opções para os amantes de adrenalina

Beleza natural não falta para o ecoturismo de aventura, como o Parque Aparados da Serra e seus incríveis cânions e o Parque da Ferradura com várias trilhas, opções de rapel e escalada.


(Foto:Parque Aparados da Serra)


Para quem deseja fazer o arvorismo e a tirolesa, o Alpen Park, em Canela, e o Parque Cia da Aventura, em Nova Roma do Sul, possuem muitas atividades.



(Foto: Mapa Alpen Park)

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page