top of page

5 Curiosidades que você precisa saber sobre a Grécia

Atualizado: 5 de jun. de 2020



Com atrações antigas e modernas, este país se tornou um dos destinos favoritos dos turistas ao redor do mundo.


A Grécia é um país independente, localizado no sul da Europa. Oficialmente denominada de República Helênica, esse território é invejado pela sua beleza natural e suas ilhas de tirar o fôlego, com raízes ligadas na civilização da Grécia Antiga, berço de toda a civilização ocidental.


O país é um dos favoritos de quem deseja fazer uma viagem romântica, conhecer monumentos milenares, sítios arqueológicos, ilhas de beleza ímpar e festas super badaladas. Por isso, separamos aqui, 5 curiosidades sobre a Grécia que vão fazer com que você queira viajar para esse lugar imediatamente!



(Foto: Ilha de Karpathos - Grécia)


· Atenas e seus inúmeros pontos turísticos

(Foto: Cidade de Atenas)


A capital Atenas, maior cidade da Grécia, é uma das poucas cidades antigas do mundo ainda habitadas. Ela é um dos destinos internacionais mais disputados entre os turistas por abrigar diversos pontos turísticos como: Acrópole (o monumento é símbolo da capital grega e foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco).

Paternon e suas ruínas lendárias, com vista panorâmica da cidade de Athenas. O Templo de Zeus Olímpico, o Museu Arqueológico Nacional e a Praça Syntagma são outras atrações que formam o cenário turístico do local.



(Foto: Paternon)


· As mais diversas ilhas



(Foto: Ilhas gregas)

Além de ser um destino recheado de história e cultura, a Grécia é conhecida por suas ilhas de beleza inigualável. É impossível fazer uma lista de todas as ilhas gregas, são quase duas mil e dessas, apenas 227 são habitatas!

Atenas é o ponto de partida para visitar esses paraísos. As mais famosas são Mykonos, por sua vida noturna agitada e Santorini que possui praias de areia avermelhada e aldeias brancas, além disso, a ilha é conhecida como a “Ilha dos Apaixonados” e é garantia de paisagens de tirar o fôlego!

· Culinária rica



(Foto: Comidas típicas Gregas)


A culinária Grega, possui características mediterrânicas, que compartilham diversas características com as culinárias da Itália, Turquia e Oriente Médio em geral. Com o azeite como protagonista, os pratos gregos deixam todos com água na boca. Entre os ingredientes típicos da culinária grega, estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte.

Um prato típico que deve ser saboreado pelos turistas é o Moussaka, uma mistura de beringelas e carne de cordeiro regada ao molho branco, simplesmente espetacular!

Além disso, pratos doces que valem a pena serem saboreados são tortas de queijo acrescidas de mel; bem como a “melekounia”, um doce tradicional encontrado na ilha Rodes. Não pode ser esquecida a famosa “baklava”, que é também feita com mel e é algo que você precisa comer pelo menos uma vez na vida!


(Foto: Moussaka)


· O clássico azul grego


(Foto: Grécia e sua cor azul turquesa)


Quando pensamos na Grécia, logo nos deparamos com imagens do azul turquesa dos mares e também das estruturas das casas. Muitos móveis, janelas, portas e cúpulas de igrejas são pintadas dessa cor pois há uma antiga crença que esse exato tom de azul mantém o mal afastado.

Visitar a ilha e não encontrar a igreja de cúpula azul de Santorini é um pecado imperdoável! A famosa igreja está situada em Oía e é a parte mais bonita de Santorini, situada, no extremo norte da ilha, durante o pôr-do-sol as casas ficam banhadas por uma aura alaranjada e faz com que a vista fique ainda mais inesquecível!



(Foto: Por-do-sol em Santorini)

· Povo hospitaleiro

O idioma oficial do país é o grego, uma língua extremamente diferente do português, inclusive com um alfabeto diferente do nosso. Porém, você não deve se preocupar com isso, a simpatia do povo grego vai contagiar você e acabar com os problemas de comunicação! Como a maioria dos locais do mundo, as pessoas geralmente falam inglês e outros idiomas em pontos turísticos. Por isso, não se preocupe!



10.668 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page