top of page

Conheça os melhores lugares para ver a Aurora Boreal



Viajar para ver a aurora boreal, é sem dúvidas, uma experiência que dificilmente irá passar batido na vida de alguém. A aurora boreal é uma daquelas atrações que mais se parecem com cenários de filmes.

As conhecidas luzes do norte são uma visão única e mágica, que permanecem na mente daqueles que já a visitaram. Mesmo sendo algo difícil de se encontrar, vale lembrar que é possível observar a Aurora Boreal em diversas partes do hemisfério norte e trata-se de um fenômeno natural comum em destinos que estão em regiões remotas no entorno do círculo polar. Alguns desses são: Canadá, Finlândia, Islândia, e a Groenlândia.

Pensando nisso, nós da Menton Viagens reunimos neste texto as melhores dicas para quem está planejando uma viagem inesquecível com o objetivo de presenciar os incríveis desenhos proporcionados pelo campo magnético terrestre.

Canadá

A região de Yukon, que fica mais próxima do Alasca, é uma das preferidas por quem viaja em busca do fenômeno e também é uma das mais indicadas para encontrar as luzes coloridas no céu noturno.


(Foto: Yukon - Canadá)


A maior parte da infraestrutura turística em torno da aurora boreal se concentra nas cidades de Whitehorse e Churchill, onde você poderá observar as luzes durante os meses de primavera e outono canadense (geralmente entre os meses de setembro e outubro ou entre março e abril).

Além disso, em Yellowknife e seus entornos é possível conferir o show de luzes de perto. A 25 minutos do centro está a Aurora Village, um camping que tem cadeiras aquecidas para que todos observem o céu confortavelmente, já que as temperaturas podem ficar abaixo de zero.


(Foto: Aurora Village - Canadá)


Também é comum a formação de auroras boreais na área das Montanhas Rochosas do Canadá. A bela região de Banff, repleta de lagos entre montanhas também é um local que vale a pena incluir na rota!


Finlândia

São muitos os lugares na Finlândia que oferecem a visão perfeita para ver a aurora.

A cidade de Luosto é um dos locais favoritos para ver o espetáculo de perto. A região conta com hotéis com tetos de vidro e com alarmes que tocam sempre que as luzes coloridas enchem o céu.



(Foto: Luoston - Finlândia)


Em Sodankyla você também pode encontrar o Centro de Investigação de Auroras Boreais que também conta com hotéis que possuem o alarme quando as luzes estão perto de aparecerem.


Também é possível avistar o fenômeno na cidade de Nellim, com o lago Inari, completando o cenário. A ponte Paatsjoki, na vila de Nellim, quase na fronteira com a Rússia, tem 90% de chances de observação. Cada ano, entre dezembro e o final de março, neste sítio organizam o tour Nellim Aurora Quest, onde guiam os visitantes até o melhor local para ver o fenômeno.



(Foto: Tour Nellim Aurora Quest)


Islândia

Na Islândia, onde está a capital mais ao norte do mundo, Reykjavik, a melhor época para avistar as auroras boreais é entre os meses de setembro a abril.

O ponto ideal é sem dúvida o Jokulsarlon Glacier Lagoon por proporcionar aos turistas uma belas fotografias, já que o gelo acaba refletindo as luzes também (Ele fica a 250 km da capital Reykjavik).



(Foto: Jokulsarlon Glacier Lagoon)


Também próximo de Reykjavik, o Parque Nacional de Pingvellir tem amplas planícies, ideais para observar este maravilhoso fenômeno.

Além de um amplas planícies para ver a aurora boreal, a Islândia oferece ainda aos seus visitantes outras maravilhas naturais, como vulcões, geleiras, gêiseres e fiordes.


(Foto: Parque Nacional de Pingvellir)


Groenlândia

A maior ilha homônima do mundo está no círculo ártico e portanto é mais um ponto de observação de aurora boreal.


(Foto: Kangerlussuaq)


O único aeroporto internacional da Groenlândia fica na cidade de Kangerlussuaq, que abre o caminho para o resto do país. Existem tours curtos que levam para a Aurora Boreal de Outubro até Abril. Porém, a expedição mais legal acontece entre fevereiro a abril, que são três dias em trenós puxados por cachorros até a cidade de Sisimiut.

Em Kangerlussuaq se tem 300 dias e noites de céu limpo, o que aumenta bastante as chances de se presenciar o fenômeno.


(Foto: Sisimiut)


E para você, qual o melhor lugar para assistir ao incrível jogo de luzes da Aurora Boreal?

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page