Nossa primeira convidada é a Dra. Ana Carla Couto, especialista em medicina esportiva, trazendo 10 dicas de como aproveitar a quarentena de forma saudável.

 

Apaixonada por esportes e pelo estilo de vida saudável, a Dra. Ana Carla tem a prevenção de doenças e promoção de saúde como pilares de sua prática médica e missão de vida, direcionando seu olhar para uma Medicina mais personalizada.

1- Dormir bem: Modula vários hormônios, dentre os principais está o cortisol e a melatonina, maior antioxidante do corpo. Ao dormir bem melhora-se a imunidade e modula a resposta às situações estressantes que resultam em desequilíbrio emocional.

 

2- Atividade Física: Mesmo que não em mesma intensidade que era realizada, é importante se manter ativo. Além de aumentar a produção de óxido nítrico, melhorando a circulação, durante o exercício são liberados neurotransmissores como a endorfina, gerando a sensação de bem-estar mesmo diante todas as dificuldades. Aproveite as inúmeras aulas on-line disponíveis gratuitamente nesse período. (@racebootcamp , @queimadiaria, @nortonmello, @funcionaljurere)

3- Alimentação saudável: Ficar em casa é um desafio para a dieta, principalmente quando não sabemos ainda lidar muito bem com as emoções e diferenciar fome real de fome emocional. Aproveite este tempo para botar em dia as receitas guardadas e para comer comida de verdade, falta de tempo não é mais uma desculpa. Nenhuma suplementação compensará uma alimentação ruim. Neste momento o foco é em alimentos nutritivos para um sistema imunológico forte. Se possível mantenha uma alimentação low carb, uma vez que nosso gasto energético está sendo menor. Reserve pequena quantidade de petiscos para aquele momento que sabemos que vai surgir. Mas mesmo assim, opte pelos melhores possíveis (chocolate amargo > 70%, castanhas, docinhos low carb, vinho, etc...)


4-Higiene Mental: Mantenha-se informado, mas não em alerta o tempo todo. Recentes pesquisas comprovam que 5 minutos de notícias alarmistas de Medo já seriam capazes de deixar o sistema nervoso em alerta por 24h e a sensação de medo produz excesso de cortisol e citocinas inflamatórias danosas ao sistema imune. Reserve um tempo pré-determinado para ver notícias, mas cuidado com as fontes de informação principalmente e o horário. Se visualizar tragédias antes de dormir ou temas polêmicos, essas informações ficarão no seu subconsciente e manterão seu sistema nervoso simpático muito ativado, no momento em que o parassimpático deveria entrar em ação para produzir relaxamento.


5-Saúde Mental e Espiritual: Alimente a mente com bons pensamentos através de meditação, oração, silêncio e leitura. Aproveite a primeira hora da manhã para ficar em silêncio, observar como está o seu equilíbrio interno, sua respiração e sua mente. Não se esqueça, somos corpo, alma e mente. Durante este período mentalize apenas coisas boas, programe o seu dia para que seja o mais produtivo possível, tenha o seu ritual espiritual seja qual for ele. Pesquisas comprovam cada dia mais a forca da Fé para a saúde.

6-Hidrate-se: dentre as medidas de prevenção do Coronavírus deveria constar beber água regularmente e de preferência chá quente, pois a temperatura  auxilia na exterminação do vírus, além de infusões serem ótimas fontes fitoquímicos anti-inflamatórias. Apesar de nada ser comprovadamente eficaz contra o vírus, esses hábitos e o hábito de tomar própolis com limão pela manhã ao acordar são ótimas estratégias para melhora do sistema imune e combate a inflamação.


7-Continue sendo produtivo: Mantenha seu trabalho/ estudo mesmo que em casa, faça deste tempo útil, se necessário utilize substâncias que te auxiliam no foco como a cafeína. Porém cuidado com o excesso, estudos mostram que cafeína em excesso são prejudiciais ao funcionamento cerebral. “A diferença entre o remédio e o veneno está na dose!”. Isto serve para o trabalho também, continue programando suas férias, afinal, o Mundo continua tendo lugares lindos para visitar!

8-Mantenha o contato social: Mesmo que distante fisicamente, graças as plataformas atuais, é possível comunicar-se muito bem com os que amamos. As populações mais longevas do Mundo, das Blue Zones, sempre relataram que uma das medidas para a vida saudável era manter relações saudáveis e as amizades. O isolamento total pode ser mais danoso que um vírus.
 

9-Prevenção é fundamental: Continue com as medidas de prevenção como lavar as mãos frequentemente, usar álcool acima de 70% para limpar o celular e objetos que manuseamos com frequência, etc. Até o momento em que for considerado um risco a livre circulação de pessoas, mantenha-se em casa.


10-Solidariedade: Ajudar o próximo é gratificante e com certeza neste momento há muitas pessoas necessitando de nossa ajuda. Dentro das possibilidades de cada um, melhore o dia de alguém e por consequência, melhore o seu dia. Aproveite este tempo para refletir o que é realmente essencial!

Em novembro de 2018,  a Menton Viagens começou a fazer parte de um projeto social chamado Mini Gentilezas, da ONG Argilando, que ajuda a coletar itens de higiene não utilizados de viagens, pessoais ou de amostras grátis com o objetivo de ajudar pessoas em situações de rua.

                                                                                                 Como funciona?

O que doar?

Como montar seu kit?

Venha tomar um café com a gente e traga suas mini gentilezas!

Acompanhe o projeto nas redes sociais da ONG Argilando:
@minigentilezas 

Entre em contato conosco para fazer sua reserva de hotel e/ou passagem aérea:

 (48) 3025-3334

(48) 98836-9671

menton@menton.com.br

 

Conheça mais sobre a Menton Viagens:

www.menton.com.br

  • Facebook
  • Instagram

MENTON VIAGENS E TURISMO
 Embratur 1623200410 – SNEA 7201 – TIDS 96345211
menton@menton.com.br