top of page

Qual o significado do Ano Novo Chinês?


Considerado um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, Chineses e outros povos asiáticos comemoram a chegada do ano 4719 pelo seu calendário.


O Ano Novo Chinês começa nesta sexta-feira (12) e acaba em 31 de Janeiro de 2022. Será o Ano do Boi de Metal.


O que marca o ciclo de um ano para os chineses?


O calendário chinês tem a Lua como parâmetro - há quem se refira ao feriado como Ano Novo Lunar, inclusive. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua.


O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.


A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias. Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.



Por que os chineses relacionam os anos a animais?

Os anos são dedicados a animais no calendário chinês. São doze, que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).


Essa relação com os animais vem do budismo. Na mitologia dessa religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os bichos. Mas só 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.


Os anos têm outras características definidoras: eles recebem o nome de um elemento (água, metal, terra, fogo e madeira).


Há 60 combinações de animais com elementos distintos, e por isso há um ciclo zodíaco de 60 anos que marca o calendário chinês.



Como é a comemoração do Ano Novo chinês?

Devido à pandemia, este ano as comemorações serão um pouco diferentes, mas geralmente as festas começam uma semana antes da data.


Na antevéspera, há faixas festivas e começam as feiras de flores. Há também pratos simbólicos que representam sorte e melhoras. As comemorações começam com bolos e doces.


Em mandarim e em cantonês, a palavra para doce é parecida com a expressão para designar uma pessoa alta, e doces representam crescimento para o ano vindouro.

É um dia em que as famílias ficam acordadas até tarde. A tradição é que haja uma grande reunião familiar no dia da virada de ano. Em países onde há comemorações do Ano Novo lunar, há feriados que variam de três a sete dias.


O fim da comemoração é geralmente no 15º dia do mês lunar. É um dia em que os membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos, e ocorre o chamado festival das lanternas.


Tradicionalmente, era um único dia em que as garotas podiam sair de casa para ver as lanternas enfeitando as ruas e, assim, conhecer os rapazes. Mas no presente, as cidades fazem painéis com lanternas que viram atrações.



Mas o que representa o ano do Boi de Metal?


Na astrologia chinesa, o Boi representa a ordem, disciplina e adaptação e, com certeza, terá suas influências - positivas ou negativas - nos signos.


Cada ano do zodíaco chinês é definido por um dos cinco elementos além do animal que representa o ano. O elemento de 2021 é o metal. A mensagem do Metal é clara: não existe sucesso sem um trabalho árduo. O metal representa trabalho árduo, dever e disciplina.


O Boi traz toda uma energia voltada à conquista, mudanças e reestruturação, mas o Metal deixa claro que isso não será fácil, será exigido muito empenho de nossa parte seja qual for a mudança que desejamos fazer em nossas vidas e na sociedade. É só lembrar que para o Metal ser moldado e transformado ele primeiro precisa ir para uma fornalha e atingir temperaturas altíssimas.


Que tal se programar para participar desta festividade em 2022?


Entre em contato com nossa equipe:


menton@menton.com.br

(48) 3025-3334

(48) 98836-9671


Fontes:




127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page